Home » Notícias

Atualizado em 30/07/2012 às 10:50

Sefaz desenvolve ferramenta contra sonegação

A partir de agora, a Secretaria da Fazenda conta com mais uma ferramenta de combate à sonegação fiscal, a Auditoria Tributária Digital. O sistema também tem por objetivo a melhoria da qualidade dos arquivos da Escrituração Fiscal Digital (EFD) entregues mensalmente pelos contribuintes à Secretaria. A apresentação da nova ferramenta foi feita dia 18/07/2012 pelo auditor fiscal, Edgar Madruga, durante a reunião mensal dos delegados com o superintendente da Receita, Glaucus Moreira, no complexo fazendário. O projeto é da Gerência de Arrecadação e Fiscalização com o apoio técnico de servidores da Gerência Especial de Auditoria.

A auditoria tributária digital permite o cruzamento de dados da EFD e possibilita detectar a existência de informações erradas nos arquivos, mas que não configuram sonegação; identifica a sonegação fiscal ou indícios de irregularidades. “O foco é a geração de índices para seleção de empresas e identificação de comportamentos anômalos”, destaca Edgar Madruga. O auditor explica que ao tratar a qualidade da informação consegue-se melhorar o direcionamento da fiscalização para empresas com reais índices de sonegação.

Neste primeiro momento, a nova ferramenta será utilizada para verificar o inventário e a rotação de estoque de mercadorias. Todas as delegacias regionais de fiscalização e algumas gerências da secretaria vão utilizar a auditoria tributária digital, sob a coordenação da Gerência de Arrecadação e Fiscalização. Trata-se se uma ferramenta gerencial. Os servidores que vão utilizá-la já passaram por treinamento. Ela se soma às demais ferramentas já utilizadas pela Sefaz para combater a sonegação fiscal.

Ainda durante a reunião mensal de delegados, a Gerência de Informações Econômico-Fiscais falou sobre a implantação da malha fina estadual e do domicílio tributário eletrônico (DTE). O DTE já foi incluído no Código Tributário Estadual, mas só vai vigorar após regulamentação por decreto do governador. O Sistema de Malha Final Estadual fará o cruzamento de dados gerados pela emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) e as informações da Escrituração Fiscal Digital (EFD). O sistema está em teste e a previsão é que entre em funcionamento no próximo mês.

 

Comunicação Setorial – Sefaz

 


Fonte: SEFAZ-GO


Compartilhe:

Mais Notícias:




WA INFORMÁTICA - Tecnologia em Sistemas
Entre em contato:
E-mail:  vendas@wainf.com.br
Endereço: Avenida do Comércio nº.25, Qd. 04, Lt. 01, Condomínio Concept Office, Sala 801
Setor Vila Maria José, Goiânia-GO, CEP 74815-457
Suporte: Goiânia-Go - (62) 3251-3829
Goiás-Go - (0xx62) 3371-1553
Skype:  gerenciawa

Facebook   Twitter

Home  |  Quem Somos  |  Serviços  |  Produtos  |  Parceiros  |  Notícias  |  Saiba Mais  |  Área do cliente  |  Fale Conosco  |  Webmail

© WA INFORMÁTICA - Tecnologia em Sistemas | Todos os direitos Reservados. All rights reserved.

Produzido pela Web Criações
Desenvolvimento de Sites